Primeira Parada: Manifestações Nordestinas!

14 set

Você já se perguntou o que é cacuriá? Qual é a diferença com a ciranda? Carimbó vem da onde?  Bumba Meu Boi é dança ou brincadeira?

O Cacuriá vem lá do Maranhão, e é uma dança típica que surgiu como parte das festividades do Divino Espírito Santo e acontece da seguinte maneira: é feita em pares com formação em círculo chamado de “cordão”, acompanhada por instrumentos de percussão chamados “caixas do Divino”, que são pequenos tambores.
                                   Cacuriá Pé no Terreiro – Entoada 2010

A Ciranda vem lá de Pernambuco. Surgiu mais precisamente em Itamaracá. As mulheres dos pescadores cantavam e dançavam esperando seus maridos voltarem do mar.  Se forma uma enorme roda, onde os integrantes dançam ao som de um ritmo lento e repetido.

                                   Ciranda com o Grupo Pífanos de Caruaru – Entoada 2010

Lá de Pernambuco também vem o Maracatu. O maracatu é uma manifestação da música folclória pernambucana afro brasileira. É uma mistura das culturas indígena, africana e européia. Em média participam de um cortejo, cerca de 30 a 50 pessoas. A orquestra do maracatu é composta por instrumentos de percussão como alfaias,caixas e taróis, ganzás, gonguês e abês. Se diferencia das outras danças pela sua coreografia, tendo sempre uma presença mítica muito forte na dança, que lembra as danças das religiões africanas. O cortejo do maracatu relembra as antigas cortes africanas, que mesmo depois de terem sido escravizados , trouxeram suas raízes e mantiveram seus títulos de nobreza.

                                   Maracatu Bloco de Pedra – Entoada 2010

Com influências africanas e indígenas, surge o Coco. Uma dança de roda acompanhada de cantoria, e executada em pares, em fileiras ou círculos. Pode ser conhecido como coco-de-roda, coco-de-embolada, coco-de-praia, coco-do-sertão, coco-de-umbigada. Diz a lenda que o coco surgiu nos engenhos da Região Nordestina, e nas comunidades dos catadores de coco.

Conhecido de todos, o Bumba meu Boi é uma dança e faz parte do folclore nacional e surgiu no Nordeste, no Estado do Piauí. A figura do vaqueiro sempre foi muito forte por lá, estes procuravam terras novas para o gado. Normalmente os instrumentos usados são: maracá, matraca e pandeirão.

                                      Bumba-Meu-Boi com Grupo Cupuaçu – Entoada 2010

Dança típica nordestina, o Forró é conhecido e praticado por todo o Brasil. Dançado em pares, tem uma história curiosa. Seu nome na verdade teria vindo de uma expressão inglesa “For All”. Como os ingleses estavam construindo uma ferrovia em Pernambuco, promoviam festas abertas ao público, chamadas de For All.

                                   Forró com o Trio Sinhá Flor – Entoada 2010

A capoeira, é uma arte marcial disfarçada de dança. Possui  três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira angola. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos .

                                   Capoeira Santa Isabel – Entoada 2010

Festejo de origem portuguesa, ligado às comemorações do culto católico do Natal, essa é a Folia de Reis. é composto por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta , rabeca, acordeão e viola caipira.

                                      Folia de Reis na Entoada 2010

 

Cada uma dessas manifestações apresentam características próprias, sutilezas únicas e belezas extraordinárias.  A cada pisada é contada uma história. História esta que é passada de pai para filho, avô para neto, fazendo uma herança cultural inestimável!


 

 


 

Anúncios